Como passar no vestibular de psicologia



A pedido da leitora linda Duda Nogueira, este post sobre psicologia é mais focado no processo seletivo para entrar na universidade e poder iniciar este curso tão interessante. Acreditem, não faz muito tempo que eu estava no último ano do ensino médio e só em ouvir a palavra "vestibular" eu já começava a querer chorar. Esse nervosismo é normal, afinal, você sente que toda a sua vida dali pra frente será definida por aquela prova. O que não se pode fazer é deixar que isso atrapalhe seus estudos ou seu emocional na hora de fazer o vestibular.

A universidade
Bom, para quem deseja fazer psicologia, o primeiro passo é escolher a universidade. Eu nunca tive uma escolha na verdade, desde criança já queria estudar na UFPE, e por isso durante todo o terceiro ano eu me foquei nos estudos para o vestibular específico dessa universidade. Isso é muito importante se você tiver alguma preferência, como eu tive.

O vestibular
Quando escolher sua universidade você deve pesquisar sobre como é o processo seletivo para entrar nela. Algumas faculdades fazem uma prova que cai todas as matérias (como por exemplo a UPE) mas que cada uma possui um peso diferente. Outras fazem uma prova em que caem questões apenas de matérias específicas. Muitas também adotaram o ENEM como processo seletivo, e nesta caem todas as matérias. Algumas também adotam o ENEM como primeira fase e uma prova específica como segunda fase, como é o caso do vestibular que fiz da UFPE. Então você tem que ver qual é o processo adotado pela universidade que você deseja. Se for o ENEM você irá estudar todo o conteúdo do ensino médio, porém se forem matérias específicas você não perderá tempo estudando, por exemplo, matemática. Irá se focar apenas naquelas matérias que caem no seu vestibular.

Matérias específicas
Das universidades que utilizam a prova específica, ainda há uma coisa que você precisa observar: em que área o curso está definido. Acontece que psicologia não é como os outros cursos que você olha e diz na hora a área a qual ele pertence (ex: engenharia é da área de exatas). Psicologia sempre foi uma incógnita, sempre ficou balançada entre humanas e saúde, e até hoje, depois de vários debates, sua situação ainda não conseguiu ser definida. Por isso alguns vestibulares a tratam como um curso de saúde e outros como um curso de humanas, e isso acaba alterando as matérias específicas que caem na prova. Em humanas cai português, literatura, história, geografia. Em saúde cai português, biologia, física e química. Isso é muito confuso, pois geografia tem tanto a ver com a psicologia quanto química e física. Essa confusão é tão grande que na minha faculdade o curso é considerado saúde no vestibular, porém as aulas acontecem no prédio de humanas. E como não sou muito boa em exatas, era muito frustrante pra mim ter que estudar física para o vestibular quando eu sabia que na faculdade só ia ter aulas de filosofia. Porém, não desisti, estudei e consegui. É complicado mas faz parte do sistema e nós temos que aprender a lidar com ele.

ENEM: como estudar?
Para as universidades que adotam o ENEM como vestibular, minha dica é: resolvam questões! Muitas questões. Faça download das provas antigas do ENEM, responda todas. Marque quanto tempo gasta em casa uma (pois acredite, o principal do ENEM é você saber administrar bem o pouco tempo que tem para responder as milhares de questões). Não há muito segredo nem muito o que estudar. Apenas treinamento. Eu fiz isso e minha média foi muito boa. Outro segredo para o ENEM é a redação. Ela conta muuuuuuito na nota final, acredite. Até hoje ainda acho que só passei no vestibular porque tirei 930 na redação do ENEM. Meu colégio nos fazia fazer uma redação por semana. Nos entrega um tema parecido com os que caem no ENEM, e toda semana durante um ano nós íamos treinando nossas redações. Isso foi muito bom, me ajudou muito a fazer uma boa redação no vestibular e eu aconselho que você comece a fazer isso também, pode ser sozinha mesmo, sem os professores mandarem. Garanto que será muito enriquecedor. Peça ao seu pai, seu professor ou algum amigo muito bom em redação para corrigir de vez em quando, pois é com os erros que se aprende.

Comentários

  1. Bem legal. Eu não tenho interesse em psicologia, quero medicina. Eu tô loooouca pra me mudar pra capital logo e fazer a USP, mas ainda demora um pouco até eu chegar lá... (: ~nono ano, ainda~
    Eu não sei se eu sou boa em redação ou se minha professora que é ruim... Eu não acho que ela seja das melhores professoras não, mas também não acho que minhas redações sejam tão ruins. Por sinal, tenho que ver se a USP foca nas matérias específicas ou tudo...
    Beijos!

    marcianadaterra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi querida,
    muito legal o post. Gosto muito do curso, era minha segunda opção no vestibular :)
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, Anna. Esse ano faço vestibular pra jornalismo, tô com medo porque o enem é uma ferramenta tão incerta e tantas vezes tão injusta! Mudei completamente de medicina pra jornalismo, e uma das opções que me passou pela cabeça foi a psicologia. Mas, meu negócio é escrever meeesmo, haha. Amanhã abrem as inscrições pro enem, pra quem ainda não sabe! =)

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna, adorei as dicas. Bom, o mesmo acontece com o meu curso, ou melhor o meu futuro curso; Jornalismo, está em humanas mas em algumas faculdade é encarado como arte e comunicação. Adorei as dicas para o Enem, já que farei a prova esse ano mesmo, como treineiro.
    Quanto ao vestibular em si, tenho ideias a parte, o detesto. Acho a coisa mais desnecessária, só farei mesmo por ter outro jeito, infelizmente. As escolas nos colocam numa alienação de que vestibular é tudo e não é. E o exame por si só é tão injusto, pagamos impostos para saúde, transporte e...EDUCAÇÃO, teoricamente todos deveriam ter direito né?

    Desculpa por me estender, adoro escrever, falando nisso te convido a conhecer o meu blog, tem texto novo por lá, espero que leia, e que goste.
    Beijoss
    http://venenosemacas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente uma coisa que nos dá muita dor de cabeça principalmente no ensino médio é vestibular e faculdade. Não sabemos o que escolher e o que queremos, e o quanto não suficiente é estudar para o vestibular. Fazemos milhares de simulados, apelamos para teste vocacional tudo para começarmos a nos preparar para essa nova fase da nossa vida.
    Psicologia era uma das minhas opções, mas acabei me inclinando para o Direito mesmo e estou muito feliz com o meu curso!
    Achei muito legal as dicas que você deu e pode ter certeza que muita gente vai se inspirar =)

    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vi seu coment no Espacegirl sobre profissões e achei que gostaria do meu blog! É um blog voltado aos estudos e as profissões!

    O link do Guia de Profissões é: http://www.estudajovem.com.br/2013/05/guia-de-profissoes.html

    PS: Ótimas dicas, muito boas! A proposito, essa ultiam do ENEM ajuda demais. A pratica leva a perfeição!


    Beijos!

    -> As inscrições para o ENEM 2013 já estão abertas! Como está a sua preparação? Acesse: www.estudajovem.com.br - Estuda Jovem!

    ResponderExcluir
  8. Adorei. Estou me preparando para o ENEM e para o vestibular, esse post foi muito útil.
    Beijos! =***
    http://www.fadasemdevaneios.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu vou prestar vestibular este ano , e quero psicologia na UFPE . Querida ,como vc ja passou pelo vestibular ,gostaria que você me disesse realmente quais são as materias que caem da 2º fase na UFPE em psicologia ,ja que vc deixou 2 opções. bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que vc esclarecesse quais as materias especificas na UFPE em psicologia, ja que vc deixou 2 opções.. pretendo fazer vestibular na UFPE esse ano ,ficaria muito grata se vc me ajudar... obg bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleise as matérias específicas de Psicologia na UFPE são: Português, biologia, química e física. Bons estudos e boa sorte :D

      Excluir
  11. Mais uma ajuda excelente!!! obrigado!

    ResponderExcluir
  12. GOSTEI MUITO JA VOU COMEÇAR A SEGUIR AS DICAS,MEU NAMORADO FAZ PSICOLOGIA NA UFG MAIS EU VOU PRESTAR PARA O IAENE NA BAHIA.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  13. GOSTEI MUITO DO BLOG, PARABENS.
    JA VOU COMEÇAR A USAR SUAS DICAS, MEU NAMORADO ESTUDA PSICOLOGIA NA UFG, MAS EU VOU PRESTAR PARA O IAENE NA BAHIA.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom post, esclarecedor

    ResponderExcluir
  15. quero fazer psicologia e estou muito em dúvida com relação as matérias que caem na específica da UPE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pelo menos até a minha época (2 anos atrás) a UPE não tinha específica não, vc faz prova de todas as matérias, porém algumas tem peso maior, e eu acredito que eram biologia, química, física e português (mas não tenho certeza).

      Excluir
  16. quero fazer psicologia e estou muito em dúvida por saber as matéria que caem na específica da UPE.

    ResponderExcluir
  17. Sandra Martins18/10/2013, 01:04

    Adorei as dicas ;)

    ResponderExcluir
  18. Amei suas dicas!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Amei suas dicas, estou desesperada nesse meu último ano do ensino médio, e sempre me interessei pela Psicologia na UFPE também, obrigada! *-*

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas não vou desistir do meu curso tão sonhado!

    ResponderExcluir
  21. Saudades imensas, e pensar que foi por causa desse post que comecei a amar esse blog ♥

    ResponderExcluir
  22. Queria fazer psicologia mais nai sou bom em quimica i fisica essas materias pode mkm atrpalhar no vestibular

    ResponderExcluir

Postar um comentário