Floresta encantada


Em Alter do Chão 

Conheci um lugar 

Chamado Floresta Encantada


Uma pequena canoa me levou

Pelos caminhos de água

No meio de árvores pela metade

Quando a cheia do rio

Inunda a floresta

Formando os lindos igapós


Em meio a tanto verde silencioso

Embalado pelo canto dos pássaros 

Observei curiosa o jogo de luz e sombras

Que percorria meus braços enquanto a canoa seguia


Era apenas um capricho do sol

Que brincava com as folhas

Da copa das árvores 

Desenhando na canoa

Sombras de formatos variados


As sombras se moviam

De forma quase psicodélica 

Como projeções holográficas

Hipnotizando a espectadora


No fim do caminho havia uma clareira

Parei pra tomar um banho de rio

A água cristalina gelada contrastava 

Com o ardor do sol em minha pele 


Quanto mais fundo eu entrava

Percebia minhas pernas ficando amareladas

E os peixes minúsculos arrudiando

Deixando uma leve sensação de cócegas


Quando eu dava um novo passo

E o pé afundava na areia escura

Eu sentia bolhas de ar escaparem

Parecia ser a terra respirando


As bolhas encostavam nas minhas pernas

E iam subindo em direção à luz

Percorrendo meu corpo

Como se ele indicasse o caminho


Os peixinhos me rodeavam sem medo 

Se eu ficasse paralisada por um tempo

Eles me confundiam com estátua 

E encostavam em mim

Não entendiam que poderia ser sua predadora


Depois de um tempo desapeguei

Desse nosso instinto primitivo

De tirar fotos bonitas para o instagram

E decidi me entreguar à experiência 


Mergulhei no rio de cabeça

Sem me preocupar

Se a maquiagem iria borrar


Flutuando no espelho d'água 

Sentindo o corpo balançar no ritmo do rio

Fui inundada pela paz de espírito 

E gratidão por ser e estar ali


Em meio à solitude

Busquei consciência corporal

Com calma enroscava os dedos

Na maciez do cabelo dentro do rio


Enquanto prestava atenção

Na sensação da água encostando

Em cada pedaço do meu corpo

Me esforçando para memorizar 

Cada detalhe daquele momento


Ali sozinha

No meio da natureza

Me senti inteira

Me senti livre

Me senti minha


[julho 2022]

Comentários