Psicologia: Cadeiras do segundo período


Prosseguindo meus posts sobre Psicologia, já que tenho recebido tantos e-mails positivos de leitores que são interessados pelo curso, vou falar um pouco sobre cada uma das disciplinas que paguei no meu segundo período da faculdade. Lembrando que eu estudo na UFPE, o nome das cadeiras e a ordem de distribuição delas de acordo com os períodos podem mudar de acordo com cada universidade. Para ver o post sobre as cadeiras do primeiro período clique aqui.

Processos Cognitivos
Nessa cadeira eu estudei tudo o que está ligado à cognição humana: memória, aprendizagem, pensamento, raciocínio, inteligência, e como esses conceitos são formados nas crianças. Foi uma cadeira muito interessante, arrisco dizer que a mais interessante do período.

Processos Psicossociais
Nesta cadeira tivemos uma introdução às teorias da psicologia social, que é uma das áreas da psicologia. Muito ligada a conceitos da sociologia, a psicologia social acredita que nossas personalidades e ações são moldadas pelos nossos contatos sociais. Estudamos conceitos muito importantes como atitude, preconceito, descriminação, como esses fenômenos nascem nas pessoas e as consequências deles. Eu particularmente gostei muito desa cadeira, pois a área social é uma as que penso em seguir.

Processos de Subjetivação
Foi o meu primeiro contato direto com a psicanálise. Nesta cadeira nós estudamos como a subjetivação do indivíduo é formada, a partir das teorias psicanalistas de Freud e Lacan. Estudamos conceitos como complexo de édipo, castração, falo, teoria dos espelhos, psicose, neurose, perversão, em si, para si e para o outro... É uma teoria bastante complexa - pelo menos para mim pareceu ser - mas bastante interessante.

Psicologia do Desenvolvimento
Nessa cadeira nós estudamos o desenvolvimento humano, desde uma perspectiva filogenética, onde vimos os primeiros homo sapiens sapiens e como a inteligência e demais características humanas foram se desenvolvendo a partir daí, até uma perspectiva ontogenética, que estuda o desenvolvimento do indivíduo, então nós vemos o indivíduo desde sua infância, como o psicológico dele se dá ao longo dos anos, passando pela adolescência, idade adulta e também a velhice, analisando o perfil psicológico de cada etapa do desenvolvimento humano.

Avaliação Psicológica
Essa cadeira foi mais uma introdução aos tipos de avaliação psicológica. Vimos noções básicas para testes psicométricos, como validade e fidedignidade, vimos também um pouco de estatística que é necessária para interpretar os resultados dos testes, mas também fomos apresentados a testes projetivos, como o teste de Rorschach, além da interpretação de desenhos, etc. Resumindo, fomos apresentados aos tipos de instrumentos que os psicólogos podem utilizar para fazer uma avaliação e traçar um perfil do seu paciente.

Introdução à Pesquisa
Como terei que realizar uma pesquisa no final do curso para fazer minha monografia, existe essa cadeira introdutória que nos ensina os conceitos básicos necessários para realizar uma pesquisa, e mostra os cuidados que devemos ter também, tanto na hora de criar o instrumento de pesquisa, como na hora de coletar e analisar os dados. Meu professor nos fez realizar um projeto de pesquisa, tivemos que elaborar um questionário, pedir para algumas pessoas responderem e depois analisar as respostas, foi bem legal.

Neurofisiologia
Essa foi de longe a cadeira mais chata e difícil do período, se brincar de todo o curso. Lembra do que eu falei sobre a cadeira de neuroanatomia que tive no primeiro período, em que era preciso decorar o nome e cada buraquinho do cérebro? Então, nessa cadeira a gente tinha que lembrar de todos os nomes e decorar as funções de cada um deles. É muito difícil, uma cadeira bastante densa e pesada mesmo, mas no final vale a pena, pois adquirimos conhecimentos sobre as funcionalidades do cérebro humano, entendemos como ele funciona e como os processos psicológicos estão ligados a ele.

Comentários

  1. eu acho psicologia uma área fascinante! e hoje em dia tem muiiiiiiito mercado!
    adorei o post e fiquei até com vontade de seguir... ai se eu não estivesse em outra área *-*

    ResponderExcluir
  2. Espero q vc seja uma feliz Psicóloga é uma carreira misteriosa ebonita, cheinha de segredos para desvendar, todas as veezs q busquei fui muiiiito bem atendido, minha Psicanalísta foi um show é um mimo, pra vc amiga dxo beijinhos e beijinhossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, e acho lindo seu interesse por psicologia. Minha melhor amiga está no segundo de ano de psicologia também, e estou sempre aprendendo com ela.
    Espero que este realmente seja seu sonho e que você consiga concluir, e o principal, seja uma profissional de sucesso e almejada por todos!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  4. Confesso que todo o curso de Psicologia não me é interessante, mas algumas cadeiras sim, como a Avaliação Psicológica, fora a parte da estatística, achei ela bem interessante mesmo *_*
    Bah, muita coincidência mesmo nossos blogs terem 5 anos, só que o seu é mais 'velho' que o meu ;} haha'

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna, minha irmã faz psicologia e adora. Eu não tenho nada a ver com essa área da saúde, mas algumas coisas do meu curso (direito) me mostram que há semelhanças interessantes. Legal você fazer postagens sobre isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Psicologia!!! Amor eterno! <3 Estou no 1° semestre, então já viu, tudo é introdução... à Psicologia, à Filosofia, etc. Mas estou amando. No 2° semestre só consigo lembrar de uma cadeira parecida com a sua: Fundamentos Anatomofisiológicos I para a Psicologia (nome grande né rs) que acredito que tem relação com a "Neurofisiologia". Também pensei em publicar um post sobre as disciplinas lá no meu blog, mas, por enquanto, ainda está nos rascunhos.

    Beijooos
    comvistaparavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Rillary Soares16/09/2014, 01:09

    Oi! Vou começar o curso de Psicologia ano que vem e fiquei deslumbrada lendo o post sob as cadeiras do primeiro e segunda período... É bom saber um pouco mais o que se espera e minha vontade e ansiedade ficou ainda maior hahah espero que eu goste de verdade! Beijosssss, sucesso no curso ������

    ResponderExcluir

Postar um comentário